terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Por que um "Corretor Online"?

Há 6 meses eu resolvi dar uma guinada no lado profissional da minha vida e comecei a trabalhar como Consultor Imobiliário de uma grande incorporadora, no meu caso da Brookfield.

Como sou Publicitário de formação e vinha de uma situação de estar imerso no universo das mídias digitais/sociais há alguns anos, não seria lógico que eu não tentasse colocar em prática algumas premissas de interatividade e relacionamento nas quais acredito e que mereciam ser testadas. Acabei virando “cobaia” de mim mesmo!

O primeiro desafio na utilização de redes sociais como Corretor de Imóveis é como conseguir ser relevante em um mercado que eu desconhecia os seus detalhes?

Para mim a solução sempre foi a de não utilizar as redes sociais e o Blog que criei com o objetivo explicito de vendas. Nada de utilizá-los como um classificado online. 

Redes sociais são perfeitas para a divulgação de conteúdos que possam ser de relevantes para determinadas pessoas/grupos, gerando assim interesses comuns e interatividade. Elas funcionam muito bem como canais para que eu divulgue o que estou fazendo, onde estou de plantão (convido as pessoas a irem aos stands), quais são as novidades do mercado imobiliário, da economia como um todo. Posto conteúdo também sobre os lançamentos imobiliários e as características dos imóveis que estou comercializando, dicas diversas e etc...

Além dos gratificantes elogios de pessoas e empresas da área imobiliária que já recebi pela forma como estou conduzindo essa comunicação online, foi muito importante e motivador ter conseguido fechar uma venda de um apartamento quase que 100% pelas redes sociais e internet (o cliente só ficou fisicamente a minha frente na hora de fecharmos o negócio).

Este “case” é para mim a prova que é possível utilizarmos as ferramentas online de comunicação para interagir com os clientes, ir direto às suas necessidades e interesses, sendo assim gerador de conteúdo relevante e fazendo com que o cliente sinta-se satisfeito e seguro com as informações que lhe são repassadas sobre o imóvel que é do seu interesse.

É simples assim? Fácil? Não. Claro que não! Em qualquer circunstância vender um imóvel é um trabalho que requer boa negociação, “transpiração” e paciência, pois envolve o dispêndio de grande quantia de dinheiro e, principalmente, mexe com os sonhos de cada pessoa em adquiri um. Porém, as redes sociais e a internet são poderosas ferramentas auxiliares para a conclusão de negócios imobiliários, pois as pessoas hoje em dia e cada vez mais, não têm disponibilidade de tempo para estarem fazendo visitas a stands, se envolvendo em negociações sobre negociações para fechar uma compra. Por isso hoje em dia, um percentual entre 70% a 90% das pessoas que compram um imóvel o fazem depois de efetuarem pesquisas nos sites das construtoras e imobiliárias. Chegando para uma negociação com um Corretor muito bem informadas e conscientes sobre o que querem adquirir.

Como eu aprecio a máxima “Você é o que você compartilha”, me sinto bem a vontade de estar expondo essa minha curta, mas porém gratificante experiência no mercado imobiliário. Breve, muito breve mesmo, nenhum Corretor Imobiliário poderá se dar ao “luxo” de não estar usando a internet e as mídias sociais para interagir com as pessoas. Ele não vai existir e nem resistir no mercado imobiliário!

Se você tiver interesse nos conteúdos que tenho postado no Blog Corretor Online, no Facebook e Twitter @Renato_Brook, fique a vontade para me seguir e também interagir, pois nesse processo as sugestão/dicas de vocês são muito importantes.

Grande abraço!

Renato Serra

0 comentários:

Postar um comentário